Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
OUT
04
04 OUT 2023
ADMINISTRAÇÃO
GABINETE DA PREFEITA
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Prefeitura implanta ponto eletrônico nos órgãos da administração gradualmente nos próximos dois anos
enviar para um amigo
receba notícias
Medida faz parte de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado com o Ministério Público e atende ao princípio da moralidade administrativa

A Prefeitura de Contagem (PMC) vai dar mais um passo rumo à modernização da gestão pública e implantar, de forma escalonada, nos próximos dois anos, o sistema de ponto eletrônico que vai aferir, por meio digital, a frequência dos cerca de 13 mil servidores da administração, direta e indireta, do município no trabalho. 

Para isso, foi assinado, nessa quarta-feira (4/10), durante solenidade no Auditório da PMC, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre as secretarias municipais de Administração (Sead), Tecnologia da Informação (STI), Educação (Seduc), e Procuradoria-Geral (PGM), representando o município, com o Ministério Público  de Minas Gerais (MPMG), na pessoa do promotor Fábio Reis de Nazareth, da 24ª Comarca do MP em Contagem.

A prefeita Marília Campos participou do ato de assinatura do TAC para referendar a legitimidade política da iniciativa, já que na avaliação da chefe do Executivo, o acordo cumpre com as diretrizes do seu plano de governo, baseado na transparência da gestão pública e também na eficiência da gestão do pessoal. 

Nesse sentido, Marília Campos lembrou que desde que assumiu a Prefeitura, em 2020, investiu na valorização do funcionalismo, concedendo reposição salarial  com índices que variaram de 7% a 60%  e buscando atrelar a remuneração dos servidores ao que se pratica no mercado. “Adotar o ponto eletrônico condiz com o nosso compromisso assumido com a população de respeitar o cidadão, fortalecer o serviço público e valorizar o servidor, já que sem ele, não existe serviço público. Ponto eletrônico para todos”, celebrou. 

Acordo

A Prefeitura, na gestão anterior (2018/2020), já havia celebrado um TAC com o Ministério Público, mas não cumpriu o acordado, de modo que em julho de 2021, prazo final para implantação do ponto eletrônico, a medida ainda não havia sido implementada.  Desde então, a procuradora-geral do município, Sarah Campos, iniciou tratativas com o promotor Fábio Reis de Nazareth, de modo a cumprir os requisitos que regem o princípio da moralidade administrativa. “Fizemos um trabalho em equipe, uma análise da conjuntura organizacional e negociamos um novo termo, com novos marcos legais e novos prazos”, afirmou. 

O secretário de Administração, Antônio Davi, lembrou que implantar um sistema dessa magnitude traz profundas mudanças na cultura institucional, ao mesmo tempo que insere novas formas de controle do trabalho, como o teletrabalho ou um híbrido, entre o presencial e o remoto. “O pronto eletrônico acaba com o controle manual, quebra uma rotina secular de registro manual, com suas fragilidades e avança, de modo seguro, para contemplar todas as novas modelagens do exercício profissional”, disse. 

O promotor Fábio Nazareth lembrou que acompanha de perto o trabalho da atual gestão municipal, inclusive o processo de modernização tecnológica dos serviços da Prefeitura desde 2021 e que entendeu não haver prazo legal para implantar as medidas ajustadas na gestão anterior. 

Ele afirmou que, na realidade, o que se celebrou desta vez, foi um acordo com o Executivo, já que foi necessário verificar muitos detalhes, como a adequação da legislação para incluir a rotina profissional dos médicos, por exemplo, e dar liberdade para as secretarias envolvidas determinarem seus prazos e processos. “Procuramos entender o sistema complexo inerente à gestão municipal e trabalhar para internalizar uma nova cultura que vai dar segurança ao serviço público e evitar injustiças, como a crítica recorrente de que o servidor público não trabalha”, pontuou.

Cronograma

A implantação atenderá a um cronograma, elaborado pelas secretarias de Administração e Tecnologia, que, inclusive, serão os primeiros órgãos da administração direta a implantar o ponto eletrônico. O modelo escolhido e que já passou pela “prova de conceito”, ou teste físico e digital é o de reconhecimento facial e biométrico. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação. Fernando Lopes, ficará a cargo de cada secretaria ou autarquia personalizar o sistema de acordo com características específicas de cada setor. 

A previsão de implantação é para os próximos dois anos, mas em seis meses os primeiros aparelhos já estarão instalados na Sead e STI. Lopes explicou que o processo é minucioso e vai demandar treinamento de cada setor, já que cada servidor terá um código numérico que identificará a respectiva face.

O processo licitatório já foi concluído e a empresa vencedora do pregão foi a Maxis Informática que fornecerá os dispositivos de ponto eletrônico. A ata de registro de preços prevê também a implantação,  treinamento  e suporte técnico. 

A assinatura do TAC foi prestigiada pelo vice-prefeito, Ricardo Faria, por diversos secretários, vereadores e outras autoridades municipais, além do presidente da Câmara, Alex Chiodi. 

Ponto Eletrônico - Cronograma de implantação a partir de 4/10/2023

Seis meses (projeto piloto) 

  • Secretaria Municipal de Administração (Todas as Unidades)
  • Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação 

Seis meses corridos após implantação e certificação do projeto piloto: 

  • Controladoria-Geral do Município
  • Procuradoria-Geral do Município 
  • Secretaria Municipal da Fazenda 

Seis meses corridos após implantação dos órgãos anteriores

  • Gabinete da Prefeita
  • Gabinete do Vice Prefeito 
  • Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão 
  • Secretaria Municipal de Governo 
  • Secretaria Municipal de Comunicação
  • Secretaria Municipal de Defesa Social (Todas as Unidades)
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar (Todas as Unidades)
  •  Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação 

Três meses corridos após implantação dos órgãos anteriores

  • Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Todas as Unidades)
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Todas as Unidades) 
  • Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos
  • Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
  • Secretaria Municipal de Cultura

Três meses corridos após implantação dos órgãos anteriores 

  • Administração Regional Ressaca
  • Administração Regional Riacho
  • Administração Regional Nacional
  • Administração Regional Petrolândia
  • Administração Regional Industrial 
  • Administração Regional Vargem das Flores
  • Administração Regional Sede 
  • Administração Regional Eldorado

Quatro meses corridos após implantação dos órgãos anteriores 

  • Secretaria Municipal de Saúde (Todas as Unidades)

Quatro meses corridos após implantação dos órgãos anteriores 

  • Secretaria Municipal de Educação (Todas as Unidades)
Clique e confira a galeria de fotos. Fotógrafa: Luci Sallum.
Autor: Pilar Batista / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia